23/08/2016 - Deputada Dorinha participa de Fórum do BRICS sobre desenvolvimento sustentável na Índia‏


A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) está em Jaipur, na Índia, participando da Reunião do Fórum de Mulheres Parlamentares do BRICS. Ela preside a delegação de parlamentares mulheres designadas pelo Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para participarem do encontro.

reuniao_brics

Com o tema “Mulheres parlamentares: Meios para alcançar o Desenvolvimento Sustentável”, o evento debaterá as ações, objetivos e a agenda global de desenvolvimento; seus problemas e desafios, bem como o papel das mulheres parlamentares no engajamento dos cidadãos nesse assunto.

“É uma missão oficial de caráter de estado com temas extremamente importantes a serem debatidos. Se levarmos em consideração que nos países do BRICS vive 40% da população do planeta, o que for decidido nesse encontro deve ser estimado. Os países do BRICS têm uma influência muito importante sobre os problemas ambientais global”, explicou Professora Dorinha.

reuniao_brics1

Além de debater sobre desenvolvimento econômico e sustentável e proteção do meio ambiente, o evento debaterá a inclusão social e o papel da mulher parlamentar no engajamento da população. “É importante destacar que temos em nossos Estados a força feminina nos parlamentos e a luta pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres não é um objetivo isolado. A participação ativa das mulheres deve ser promovida em todos os aspectos da vida econômica, social e política”, disse.

Também participam da reunião em Jaipur as parlamentares Dâmina Pereira, Geovania de Sá, Bruna Furlan e Leandre Dal Ponte.

Sobre o BRICS
BRICS é formado pelas iniciais dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (do inglês South Africa). As nações que constituem o BRICS possuem potencial para superar as atuais grandes potências mundiais em um período de até cinco décadas. Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.